Afinal, que tipo de jogo é GeneSys?

supernova

Há cerca de dez anos começou nossa jornada para tentar desenvolver um RPG universal. Muita dedicação e estudo sobre game-design depois, surgiu aquilo que trazemos hoje para a comunidade: GeneSys, um sistema brasileiro, simples, fácil de ensinar, fácil de aprender, infinitamente flexível e verdadeiramente universal.

Mas o que significa ser “verdadeiramente universal”?

Sistemas genéricos, ou universais, se adaptam a contextos variados e permitem representar personagens de diversos tipos e contar histórias de diversos temas e gêneros. Além dessas características (presentes em muitos jogos já existentes) acreditamos que o conjunto de regras de qualquer RPG nunca deve limitar as histórias que podem ser contadas. Por isso, estabelecemos duas metas essenciais durante a criação de GeneSys, que encaramos como objetivos maiores do design:

  1. Se um personagem pode ser jogado, ele tem que poder ser jogado em GeneSys.
    Isso significa que o sistema deve poder ser capaz de se acomodar a qualquer personagem concebível de um jogo. De vírus a sobredeuses. De ideias abstratas a brinquedos. De humanos a alienígenas bizarros. Sem exceções.
  2. Se uma história pode ser contada, as regras de GeneSys não irão atrapalhar ou limitar seu andamento.
    Isso significa que, diferente de muitos outros RPGs genéricos, GeneSys não força o narrador ou os jogadores a adaptarem personagens ou enredos às suas características mecânicas. É o próprio sistema que se adapta às preferências de cada grupo e à forma particular da história que está sendo contada.

Para alcançar esses objetivos, GeneSys utiliza vários recursos, mas o principal é o mais simples, intuitivo e compartilhado dos códigos: a linguagem comum. Os descritores de GeneSys são medidos de maneira adjetiva, o que o torna um descendente, com orgulho, do sistema Fudge (que também originou o Fate e alguns outros). Essa característica permite uma compreensão imediata do personagem mesmo por quem não entende nada ou nunca jogou qualquer RPG antes. Isso é muito bom para quem está começando agora no hobby e enriquecedor para quem já é veterano.

Outros recursos que tornam GeneSys um sistema inclusivo e universal são:

  • Uma abordagem “chegue e jogue”
    Projetamos GeneSys de maneira que seja perfeitamente possível começar um jogo direto na história, sem que qualquer explicação de regras seja necessária antes. Isso só é possível porque o jogo possui…
  • Uma regra para todas dominar!
    GeneSys possui mecânicas extremamente simples. Resumidas em sua essência, todas as regras do jogo cabem na parte da frente de uma única página (para os interessados nisso, aguardem novos posts durante a próxima semana). A mecânica principal (relacionada ao uso das Habilidades) resolve qualquer situação de incerteza dramática e é muito fácil de entender, sendo explicada em segundos durante o próprio jogo. As mecânicas de Evocação, Compulsão e Consequências são simples, intuitivas e resolvem de forma descomplicada situações que, de outra forma, seriam muito complexas de representar em um jogo. GeneSys não possui exceções nem requer submecânicas, “minigames” ou quaisquer outros aspectos complicadores. Perfeito para incluir no universo RPGístico quem nunca jogou antes, especialmente tendo em vista que…
  • Nenhuma conta é necessária
    Graças aos seus descritores adjetivos e prosaicos que usam a linguagem comum, GeneSys não é um jogo difícil de entender. Nenhum cálculo complexo é necessário para definir descritores ou criar personagens. Mais uma característica que privilegia iniciantes. Contudo, mesmo os veteranos encontrarão imensas vantagens, pois GeneSys é…
  • Um sistema “Lingua Franca”
    Graças aos seus quatro Atributos universais, à flexibilidade dos Qualia possíveis para cada cenário, à abordagem descomplicada das Habilidades e ao poder descritivo dos Predicados, GeneSys permite adaptar com facilidade personagens de outros jogos e sistemas. Isso significa que, se você gostar das mecânicas de GeneSys, é muito fácil jogar sua campanha favorita usando nosso conjunto otimizado de regras. Reviva da sua prateleira aquele RPG antigo com um cenário incrível que há muito não é jogado devido às regras complicadas. Renove e simplifique sua experiência nos RPGs novos. Descubra o que GeneSys é capaz de fazer por seus jogos favoritos! Preocupado com a compatibilidade entre os personagens? Não precisa mais, pois as regras permitem…
  • Compatibilidade de personagens entre todos os jogos movidos por GeneSys
    Graças aos seus quatros Atributos universais, à flexibilidade de seus descritores e à uma inédita abordagem de Escalas qualitativas, GeneSys consegue tornar comparáveis personagens de quaisquer cenários ou universos distintos. Entre os sistemas com um elevado grau de flexibilidade, essa é uma característica inovadora. Inovador também é o fato de GeneSys ser…
  • O único sistema que consegue manejar qualquer Escala de poder
    Até o momento da criação desse artigo, GeneSys é o único sistema no mundo que consegue ligar com personagens com descritores em Escalas de poder que vão desde o mais infinitesimalmente infra-humano até o mais inimaginavelmente sobre-divino. E além. Personagens pequeninos e inofensivos? Fácil! Seres capazes de explodir estrelas com o poder da mente? Claro! Tudo usando o mesmo conjunto de regras. Isso significa que GeneSys consegue abarcar, de forma simples, personagens que nenhum outro jogo permite. Isso é um dos seus maiores aspectos de flexibilidade. Outro é o fato de ser…
  • Um sistema pensado para se adaptar à qualquer estilo de jogo
    Dentre os ineditismos de GeneSys, inclui-se o fato do sistema ser muito facilmente ajustável para qualquer uma das “agendas”. Agendas são, em RPG design, cada uma das formas de se experimentar o jogo:
    1) privilegiando quem conhece e explora as regras estrategicamente; ou
    2) dando maior importância à história sendo contada e às interações sociais entre os jogadores; ou
    3) favorecendo a atenção aos detalhes e a busca de uma simulação realística ou plausível da ficção imaginada; ou
    4) imergindo completamente no papel dos personagens e reduzindo o “off-game” ao mínimo.
    Então, se você quer jogar um jogo super simples e despretencioso? Com GeneSys é fácil! Deseja criar um jogo super detalhado onde até as partes dos equipamentos dos personagens possuem seus próprios descritores? Totalmente possível! Através de mudanças simples na importância dada e na quantidade de cada um dos tipos de descritores, GeneSys permite que jogadores e criadores de jogos ajustem o RPG a qualquer estilo. Sem mudar regra nenhuma. Agora que já dissemos isso, fica imediato perceber que este é…
  • Um sistema feito tanto para jogadores quanto para criadores de RPGs
    GeneSys não é apenas um jogo, mas também uma poderosa ferramenta. Na realidade, é a mais poderosa que pudemos conceber. Desde sua origem esse sistema de regras foi criado para permitir que game-designers e jogadores interessados se sentissem finalmente liberados de amarras que os impediam de criar aquele “jogo perfeito” que sempre imaginaram. GeneSys foi feito para que você o molde à forma que preferir. Ele continuará sendo GeneSys. Além disso, é um sistema livre, gratuito e liberado sob a licença Creative Commons Attribution Share-Alike 4.0. Os detalhes podem ser conferidos no link, mas de maneira geral essa licença significa que você tem liberdade de distribuir, adaptar, criar e até mesmo comercializar jogos produzidos usando o sistema GeneSys, sem dever nada a nós a não ser a atribuição! A Grifo lança esse sistema com a esperança que ele seja um novo fôlego para o desenvolvimento do RPG brasileiro de qualidade.

Enfim, isso é GeneSys. Nesse blog liberamos para a comunidade a versão Fast-Play (rápida), disponível aqui. Lá, muitos dos aspectos de GeneSys mostrados nesse post já podem ser vistos. Também liberamos aventuras prontas para que a comunidade possa sentir como GeneSys funciona em diversos contextos. As aventuras podem ser obtidas aqui. Caso você tenha interesse em criar aventuras para GeneSys, sinta-se totalmente livre para fazê-lo e, se quiser, entrar em contato conosco! Teremos prazer em divulgar trabalhos de qualidade!

A versão completa de GeneSys será liberada por volta do meio do próximo ano. Assim como o Fast-Play, sua versão digital será gratuita, lindamente editada e distribuível por quem quiser, sob a mesma licença. A versão impressa, contudo, será majestosamente ilustrada e virá com acabamento deluxe de alta qualidade e conteúdo exclusivo, ainda não revelado. Manteremos a comunidade informada sobre os avanços. A Grifo Editorial preza, acima de tudo, pela qualidade de seus produtos e pelo respeito à comunidade.

Sem mais por enquanto, nos vemos na próxima!

Leave a Reply