MYTHIC, UM ACOMPANHAMENTO PARA TODA REFEIÇÃO

Mythic-Large

O próximo prato em nosso rodízio de RPGs é o “Mythic – Adventure Generator Role Playing System”. Recomendado para ser servido com qualquer acompanhamento, não há muito o que falar de Mythic que o seu título não diga. Este é um sistema para geração de aventuras, por isso o “Adventure Generator”. A diferença entre este tipo de jogo e os demais é que ele possui mecânicas que ajudam na criação da história, enquanto a maioria dos outros apenas se encarrega das regras para controlar os personagens e de definir os resultados dos conflitos.

Além de ser um sistema que possui regras que cuidam dos sucessos e falhas das ações dos personagens, Mythic também se dedica a auxiliar nas tarefas de narrador, ou mesmo substituí-lo, trazendo formas de conduzir a narrativa sem exigir decisões arbitrárias e a constante inserção de elementos que o narrador normalmente precisa fazer.

Através de perguntas formuladas para serem respondidas com SIM ou NÃO e uma Tabela de Destino, que controla todas as chances de um evento ocorrer, Mythic tem uma mecânica básica simples, mas abrangente, que, se manuseada apropriadamente, permite que os jogadores exercitem toda a sua criatividade.

Em último caso, se o grupo não ficar satisfeito com o sistema, é possível usar módulos de Mythic em conjunto com outros jogos, para suprir a necessidade de um narrador, por isso o Chef o recomenda que o mantenha sempre em sua dispensa, ainda que decida servir um outro prato principal.

Por ser um sistema totalmente genérico, Mythic não tem um cenário próprio; ele se adapta a qualquer cenário, bastando que o grupo analise os elementos que desejam para seu jogo e os classifique com as Graduações Adjetivas de Mythic. Tal semelhança com o GeneSys não é por acaso, afinal, o Mythic foi um dos muitos jogos que estudamos para compor o conjunto de regras do nosso sistema. Apesar disso, os dois jogos funcionam de formas diferentes, então ambos foram para o cardápio!

A partir da próxima semana, mostraremos as características do Mythic de forma mais objetiva. Enquanto ele não está completo, aproveite as postagens anteriores do Game Gourmet como tira gosto.

Até lá!

Leave a Reply

1 comment

  1. Pingback: Mythic: Modo de Preparo (3) – Grifo Editorial