arena-bushin1-large

Após a publicação do Relato do Evento Diversão Offline 2016, onde foi realizado o terceiro playteste aberto do Arena Bushin, fui indagado por diversas pessoas ansiosas por saber mais.

Antes de expor as informações do Arena Bushin, vamos compreender o contexto em que esse jogo está inserido. A Grifo Editorial publicou o GeneSys Fast Play; um sistema de RPG universal, de fácil assimilação e com regras flexíveis, que fornece aos jogadores diversas ferramentas de design, possibilitando a criação e a adaptação de suas narrativas. A versão impressa pode ser adquirida nos stands da Grifo Editorial em diversos eventos onde se faz presente (e em breve em nossa loja online), mas também está disponível de forma gratuita o pdf do GeneSys Fast Play.

Não bastasse isso, a Grifo Editorial também autorizou qualquer pessoa a copiar, modificar e distribuir o GeneSys Fast Play, sob a licença Creative Commons Attribution Share-alike 4.0 International; na prática esse fato possibilita que você DESENVOLVA e VENDA o seu cenário autoral de RPG, Boardgame, Cardgame, dentre outros; utilizando as mecânicas básicas do GeneSys Fast Play.

Essa maleabilidade do sistema acabou encantando a diversos jogadores que estão aproveitando o GeneSys para desenvolver seus produtos. Atualmente estou desenvolvendo um cardgame, mas isso ficará para uma publicação futura.

Pois bem… com esse conceito em mente e através da divulgação do GeneSys RPG, a Grifo Editorial começou a preparar o mercado brasileiro de entretenimento analógico para o seu futuro lançamento: o cenário de RPG “Bushin – O Deus da Luta”; um jogo cujo objetivo é transmitir o feeling dos fighting games (jogos de luta), utilizando as mecânicas básicas presentes no GeneSys Fast Play.

Bushin – O Deus da Luta
O RPG “Bushin – O Deus da Luta” possibilita aos jogadores a experiência de criar e desenvolver seus personagens da forma mais básica ou mais detalhada, focando na estratégia de combate ou na imersão da narrativa, ou seja, os jogadores possuem inúmeras possibilidades de customização de seus personagens, mas essa grande quantidade de elementos de criação não deixam o jogo complexo e nem moroso, e, em poucos minutos um personagem é desenvolvido, tudo tendo como base as mecânicas do GeneSys Fast Play.

Cada personagem tem acesso a uma grande diversidade de manobras, das mais básicas; tipo Soco Forte, Chute Fraco, Esquiva até os mais complexos como os supermoves e especiais. E todos esses golpes podem ser cadenciados em distintos combos, a mecânica dos combos é muito divertida. Há ainda uma barra de energia que os personagens acumulam para utilizar em suas manobras e uma barra de atordoamento que simula o famigerado dizzy.

A metatrama do RPG “Bushin – O Deus da Luta” deixa todos esses elementos amarradinhos criando um cenário único com diversas possibilidades de narrativas.

Arena Bushin
Com a produção do RPG “Bushin – O Deus da Luta” bem avançada a Grifo Editorial apresentou o Arena Bushin, uma expansão para o seu RPG “Bushin – O Deus da Luta”, que também pode ser jogado de forma independente.

Em seu cerne, o Arena Bushin é jogo de estratégia em tempo real que emula um fighting game, utilizando miniaturas que podem se locomover e interagir em um cenário 3D, o jogador deve tomar decisões rápidas, pois não há turnos, toda a ação de movimento e a definição das manobras devem ser realizadas dentro do tempo de 15 segundo marcados por um ampulheta. Meus amigos Arena Bushin é frenético, mas não caótico, você não consegue jogar sentado é necessário a visão ampla do cenário para que o jogador tome as decisões mais adequadas em um combate, em muitas características é semelhante a um wargame. Poucas vezes fiquei tão empolgado e nervoso jogando um jogo analógico. A sensação é realmente parecida com um jogo de luta.

Fica a critério dos jogadores decidir como será utilizado o Arena Bushin, pois é possível utilizar os props do arena para enriquecer a experiência de jogo do RPG “Bushin – O Deus da Luta” ou utilizar como um jogo stand alone.

Arena Bushin – Playtests Públicos
O Primeiro Playtest Público do Arena Bushin foi realizado na quarta edição do SOUL+RPG, um evento dedicado ao público amante de RPG, Boardagame e Cardgame; realizado esse ano no mês de maio, que segundo informações da organização o público do evento foi de aproximadamente 1200 pessoas e o stand Arena Bushin da Grifo Editorial foi o mais movimentado, todos queriam participar do playtest. Confira mais fotos do evento.

FOTO B arena bushin deus da luta rpg wargame cardgame eventos vila covil filhos da gehenna grifo editorial (1)

O Segundo Playteste Público foi realizado no FAMS, Festival de Anime e Mangá Sobralense, que reune um público jovem amantes de jogos analógicos e cultura japonesa, e novamente o Arena Bushin ganha destaque no evento ao reunir uma grande quantidade de jogadores.

FOTO D arena bushin deus da luta rpg wargame cardgame eventos vila covil filhos da gehenna grifo editorial (5)

O Terceiro Playtest Público foi realizado na segunda edição do evento Diversão Offline, para maiores detalhes confiram a publicação.

Ficou interessado em participar do próximo playtest público do Arena Bushin, então venha ao stand da Grifo Editorial no World RPGFest 2016, a ser realizado nos dias 17 e 18 de Setembro em Curitiba-PR.

CHAMADA ARENA BUSHIN 01 CHAMADA ESTANDE DA GRIFO 01

 

Leave a Reply